sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aguardem: O que é a Análise do Discurso?

Olá! Estou meio sumidão, sem postar nada porque estou preparando um texto meio jornalístico, meio teórico para apresentar a todos minha visão sobre a fundação da AD francesa. Logo mais ele estará pintando por aqui.


Abraço a todos os leitores,

Paulo Barbosa

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ciberataque contra blogueiro da Geórgia derrubou o Twitter

sexta-feira, 7 de agosto de 2009, 12:58 | Online

Cyxymu diz que ação teve motivação política por sua sua postura crítica contra o governo russo pela guerra

LONDRES - undefined ataque hacker que atingiu os sites Twitter, Facebook e LiveJournal na última quinta-feira, 7, tinham como alvo um usuário da Geórgia, segundo afirmou o chefe de segurança do site de relacionamentos Facebook, Max Kelly. Segundo a CNN, o blogueiro georgiano conhecido como Cyxymu afirmou que o ciberataque foi politicamente motivado e agendado para coincidir com o aniversário de um ano da Guerra da Geórgia, lembrado nesta sexta.

O usuário Cyxymu, que identificou ao canal como George, acredita que seus posts, com críticas explícitas ao Kremlin, podem ter incentivado a ofensiva online. Segundo o diário britânico The Guardian, Cyxymu afirma que a queda de serviço dos sites foi um plano do governo russo para calar suas críticas à política internacional da Rússia e da postura do país em relação à Ossétia do Sul, região da fronteira com a Geórgia. O blogueiro possui perfis em todos os sites afetados com o mesmo nome, todos atacados na véspera.

"Talvez (o ataque) tenha sido executado por pequenos hackers, mas eu tenho certeza que a ordem veio do governo russo", disse o blogueiro, cujo nome de usuário é “o nome de minha cidade natal, a capital da Abkázia (Sokhum), escrita em russo e digitada em caracteres latinos”.

"Um ataque de tal dimensão que afetou três provedores mundiais com inúmeros servidores só poderia ser organizado por alguém com uma grande capacidade", acrescentou. Os três sites ficaram temporariamente fora do ar, o que causou problemas no sistema dos servidores. George diz que é palestrante de economia de 34 anos e teria sido vítima de um ataque similar no ano passado. O blogueiro disse que começou seu blog com o objetivo de unir georgianos que viviam em Sukhumi e foram forçados a fugir em 1993 quando a Abhkazia se separou da Geórgia.

Cyxymu se disse "lisonjeado" quando percebeu que seu último texto no blog, "Sukhumi, guerra e dor", aparentemente desencadeou um problema mundial na rede. "Eu não esperava que o ataque seria contra mim, não sou tão famoso", disse. "Começou quando centenas de milhares de e-mails ,supostamente enviados por mim para todo o mundo, convidando os usuários a entrarem em um dos meus blogs. Então várias pessoas o visitaram, causando problemas de congestionamento no servidor, e o Livejournal teve de bloqueá-lo. A mesma coisa aconteceu com o Facebook e com o Twitter", explicou.

Segundo o Facebook, uma redes de computadores controladas por hackers foi direcionada para sobrecarregar suas páginas a um nível que teve impacto em outros usuários. Estas redes de máquinas controladas pelos hackers foram utilizadas para fazer um tipo de ataque conhecido como “recusa de serviço” (denial-of-service, em inglês). Este tipo de ataque pode ter diversas formas, mas normalmente envolve a tentativa de derrubar um determinado site inundando-o com dados.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pensadores: Michel Foucault, por Oscar Cirino

Ataque de hackers deixa Twitter fora do ar

06/08/09 - 11h59 - Atualizado em 06/08/09 - 12h19

Ataque de hackers deixa Twitter fora do ar

Site está enfrentando "negação de serviço", segundo blog oficial.
Usuários do site reclamam na web da impossibilidade de usar o serviço.
Do G1, em São Paulo

O serviço de microblog Twitter saiu do ar na manhã desta quinta-feira (6) por conta de um ataque de “negação de serviço” (Distributed Denial of Service), segundo o blog de status do próprio Twitter.

A primeira notificação do problema foi feita por volta das 11h (horário de Brasília), quando o site informou que o serviço estava fora. "Estamos determinando as causas", dizia o texto. A atualização, publicada cerca de 40 minutos depois, afirmou: "estamos nos defendendo contra um ataque de denial of service".

Foto: Reprodução


Site avisa que Twitter está fora do ar após ataque. (Foto: Reprodução)

Segundo Altieres Rohr, colunista de segurança do G1, os ataques DDoS são normalmente difíceis de contornar, porque as solicitações maliciosas, com o intuito de sobrecarregar o serviço, costumam chegar de vários computadores diferentes. Não dá para simplesmente bloquear o acesso dos computadores ao servidor, porque são muitos.

Reclamações

Por conta do ataque, os usuários ficaram sem ter onde reclamar da dificuldade de conexão: nos últimos meses, sempre que os internautas enfrentam algo como a instabilidade no Speedy ou problemas no Google, eles compartilham experiências no Twitter.

Apesar de a página inicial estar inacessível para muitos, o serviço de buscas funciona normalmente. E no Twitter Search é possível encontrar internautas que conseguem acessar a página e reclamam da lentidão.

Foto: Reprodução

Usuários reclamam de instabilidade no Twitter nesta quinta (6). (Foto: Reprodução)

Debate de Noam Chomsky com Michel Foucault (legendado)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Big Brother, No limite, vigilancia: como resistir a esse admirável mundo novo?

Governo inglês instala câmeras dentro das casas para vigiar os cidadãos

Ter, 04 Ago - 12h49
20 mil famílias “problemáticas” serão acompanhadas pelo governo

Por Stella Dauer

O Grande Irmão está cada vez mais próximo de nós. Um anúncio feito pelo governo britânico informou que câmeras de vídeo, tradicionalmente utilizadas para segurança, serão instaladas em 20 mil casas do país, onde seus moradores serão monitorados 24 horas por dia
Idealizado por Ed Balls, Secretário da Criança do Reino Unido, o projeto tem objetivos nobres, ainda que assustadores. De acordo com o site TechRadar as câmeras servirão para monitorar famílias problemáticas (de acordo com um critério governamental) e verificar se as crianças fazem lição de casa e dormem na hora certa.
O Projeto de Intervenção Familiar, que custará US$ 668 milhões aos cofres públicos ingleses também contará com uma equipe policial especializada que irá fiscalizar o andamento do programa e evitar problemas. Além disso as famílias terão de assinar um “contrato de comportamento” no qual os pais afirmam que vão garantir a boa conduta dos filhos, noticiou o blog Gadget Lab do site Wired .
Segundo o site Daily Express cerca de 2 mil casas já possuíam as câmeras instaladas em seu interior até ontem. Com esse programa o governo espera reduzir o número de jovens que entram para o mundo do crime devido ao comportamento caótico de suas famílias.
Para os apreciadores de literatura de ficção, isso soa mais como um pesadelo. A semelhança a 1984, livro do escritor George Orwell, é assustadora. No livro é retratada uma sociedade onde o Estado é onipresente e vigilante, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim com outras nações, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada e a economia funcionando.

www.geek.com.br

Operação pandemia Legendado (por trás da gripe suína)

Pesquisar