quinta-feira, 30 de julho de 2009

Procon multa call centers em R$ 10 milhões

Daniela Moreira, de INFO OnlineQuinta-feira, 30 de julho de 2009 - 16h39



SÃO PAULO - A Fundação Procon-SP aplicou mais de 10 milhões em multas por desrespeito às novas regras de call center, que completam um ano amanhã (31/07).

Ao todo, foram aplicadas 22 multas em 20 empresas por infração ao decreto 6.523/08, que disciplina o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

As maiores sanções foram contra as empresas de telefonia móvel Vivo e Claro, que foram condenadas a pagar 3,2 milhões de reais cada. Os resultados dos 22 processos administrativos foram publicados no Diário Oficial do Estado.


Além dos 20 fornecedores multados, o Procon-SP instaurou outros 54 processos administrativos que continuam em andamento.

As multas variam de acordo com a gravidade e quantidade de infrações cometidas e a condição econômica do infrator, podendo oscilar entre 212,82 reais e 3.192.300 reais.

O cidadão que se sentir lesado pelo SAC pode reclamar em um órgão de defesa do consumidor, para que os fatos sejam apurados os fatos.

No período de 01 dezembro do ano passado até o dia 28 de julho, o órgão recebeu em seu site 5.419 denúncias de consumidores queajudaram a desencadear os processos administrativos contra as empresas.

O setor mais reclamado foi telefonia fixa e móvel, com 3.570 denúncias. TV por assinatura e cartão de crédito também foram setores questionados pelos consumidores, com 452 e 409 denúncias, respectivamente.


Os principais descumprimentos relatados foram: a empresa não resolveu o problema no prazo de 5 dias; a espera para ser atendido superou 1 minuto; consumidor teve que relatar o problema mais de uma vez; a ligação foi interrompida; e telefone inacessível.

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